A AIREV é uma instituição que apoia crianças e jovens portadores de deficiencia, do concelho de Vizela.
O que faz?
A instituição dá apoio psicológico e físico, promovendo a integração social das crianças e jovens deficientes. Para ajudar os utentes, a instituição criou vários ateliers, como o de pintura e o de pastelaria.
História
A AIREV existe desde 2003, para apoiar a população deficiente de Vizela. É a única instituição do concelho, o que revela, que apesar do seu trabalho dar bons resultados, manifesta-se insuficiente para a população. A instituição possui um acordo com a Segurança Social, na valência CAO, para 20 utentes.Apoio 23 pessoas, entre os 18 e os 49 anos, sendo a maioria portadora de deficiência mental. A construção do lar residencial é muito importante, porque tem-se verificado o aumento das situações de jovens/adultos sem retaguarda familiar, u na iminência de a perder, devido ao estado de saúde e idade dos progenitores.
Em 2001 residiam no concelho de Vizela 907 pessoas portadoras de deficiência, 455 com grau atribuído, sendo a deficiência motora a que apresenta maior incidência.
A maioria desta população apresenta baixos níveis de escolaridade, sendo que a taxa d analfabetismo é muito acentuada. As principais deficiências atendidas pela AIREV são, a paralisia cerebral com 28 casos e deficiência mental com 120 casos.Os seus objectivos
Construir o edifício para a AIREV e a AIREV 2.
Recursos orçamentais
Recursos orçamentais
A AIREV conta com o apoio de sócios, a venda dos seus produtos artesanais e por outras ajudas, de particulares e empresas.
Sem comentários:
Enviar um comentário